Disfunção Têmporo-Maxiliar Clínica SER Odontologia

Disfunção Têmporo-Maxiliar

Estalidos ao falar, mastigar, cantar ou bocejar, dores de cabeça, face, pescoço, olhos e dentes?

Isso pode ser sinal de problemas com a articulação têmporo-mandibular - ATM. A articulação que se situa logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

Um dos principais fatores dessa doença é a má oclusão, ou seja, a relação inadequada entre os dentes da maxila e da mandíbula (as arcadas dentárias superiores e inferiores). O estresse, hábitos pessoais e até mesmo doenças sistêmicas ou hormonais podem contribuir para o seu aparecimento.

Encaixar os dentes mais para frente, para trás ou para os lados traz conseqüências para as ATMs. 0 ideal é que o encaixe tenha um relacionamento adequado, para que a articulação seja saudável.A disfunção têmporo-mandibular é uma doença quase sempre progressiva. Ainda não se sabe com exatidão a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.

Por que o clique?

Entre as faces articulares dos ossos que compõem as articulações mandibulares, existe uma estrutura chamada disco articular, cujas principais funções são de evitar traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição acontece o estalido (clique), durante os movimentos da falar, da mastigação, de cantar, bocejar e etc.

Não confunda dor de ouvido com problema de ATM, veja porque?

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode confundir o paciente sobre o local da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM, mas a disfunção de ATM pode causar zumbido de ouvido. Como diagnóstico, as disfunções das ATMs não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos. Existem várias dores que se refletem na face e não têm origem dentária, como as dores por otite e sinusite, dores na articulação, dores musculares nas costas, no pescoço e nos músculos da mastigação, dores nos nervos faciais, como as neuralgias, dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal, dores com origem nos olhos, glândulas salivares, lacrimais e mucosa nasal e a dor relacionada com a "queimação" em toda a boca, sem que existam lesões na mucosa.

A dor na coluna cervical pode estar relacionada com os dentes?

Sim, em alguns casos o problema nas ATMs podem causar dor na coluna cervical devido à um mau posicionamento das arcadas dentárias levando a cabeça e estruturas associadas como músculos que a sustentam, a uma posição mais anteriorizada ou posteriorizada forçando a musculatura a uma posição anormal.

O tratamento é dolorido?

Não, caso a dor esteja na sua forma aguda, aparelhos que causam desoclusão temporária irão resolver grande parte dos problemas que são na maioria das vezes musculares (miofasciais) facilmente confundidos até por profissionais. Quando temos problemas realmente articulares cabe ao dentista desta área avaliar o grau de disfunção encontrado para orientar a melhor conduta entre muitas possíveis.